DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA II
OBSERVAÇÃO
Através da observação, ferramenta básica neste aprendizado da construção do olhar sensível e penetrante que envolve...
... atenção e presença;
... escuta de silêncios e de ruídos;
... ouvir o que o outro fala;
... ver o aluno real;
... "estudar a si próprio, a realidade, o grupo, à luz da teoria que nos inspira" (Piaget).
REGISTRO
Para Madalena Freire o Registro é:
"Escrever compromete mais do que falar. Escrever deixa marca, registra pensamento, sonho, desejo de morte e de vida.
Escrever dá trabalho porque organiza e articula o pensamento na busca de conhecer o outro, a si , o mundo.
Ensolve, exige exercício disciplinado de persistência, resistência, insistência, na busca do texto verdadeiro...".
Escrever é refletir e não existe um modelo de reflexão.
Cada educador tem a sua marca, o seu modo de registrar
o seu pensamento.
REFLEXÃO
Instrumento dinamizador entre a prática e a teoria.
A reflexão, o registro do pensamento envolve a todos: criança, professor, orientador. Cada um no seu espaço diferenciado, pensa, escreve a prática e faz teoria, onde o registro da reflexão, concretização do pensamento, é seu principal instrumento na construção da mudança e apropriação de sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário