sábado, 15 de outubro de 2011

COMO REALIZAR UM RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO

O que é um relatório de avaliação?

· Documento que ilustra a história de vida da criança no espaço pedagógico, sua permanente interação com os vários objetos de conhecimento e com os outros;

· Revelador de trajetórias individuais, peculiaridades, curiosidades, avanços e dificuldades, tentativas de superação, novas conquistas, respeitando as diferenças, postas em evidência, não em comparação;

· Dinâmico, pois sua característica é um vir a ser natura da criança;

· Revelador das intervenções do professor como mediador do processo.

O que NÃO devem ser relatório de avaliação?

· Não devem ser instrumentos burocráticos;

· Não devem servir para satisfazer os pais em sua necessidade de controlar o trabalho da escola com seu filho;

· Não devem ser elaborados numa mesma sequência para todas as crianças;

· Não devem comparar atitudes evidenciadas;

· Não devem reproduzir fichas de comportamento;

· Não devem ser estáticos, revelando o que a criança é ou deixa de ser.

Perguntas possíveis para um olhar avaliativo:

· De onde a criança partiu?

· Quais foram suas conquistas? Contextualização?

· Que caminhos percorreu para fazer estas descobertas?

· Quais suas perguntas, dúvidas, comentários?

· Como reagiu diante dos conflitos emocionais ou cognitivos?

· Qual o papel do professor nesses diferentes momentos?

· Como as crianças se referem ao seus próprios avanços e ao trabalho que desenvolvem?

· Como os pais se referem ao desenvolvimento da criança e ao trabalho da escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário