COMO REALIZAR UM RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO
O que é um relatório de avaliação?
· Documento que ilustra a história de vida da criança no espaço pedagógico, sua permanente interação com os vários objetos de conhecimento e com os outros;
· Revelador de trajetórias individuais, peculiaridades, curiosidades, avanços e dificuldades, tentativas de superação, novas conquistas, respeitando as diferenças, postas em evidência, não em comparação;
· Dinâmico, pois sua característica é um vir a ser natura da criança;
· Revelador das intervenções do professor como mediador do processo.
O que NÃO devem ser relatório de avaliação?
· Não devem ser instrumentos burocráticos;
· Não devem servir para satisfazer os pais em sua necessidade de controlar o trabalho da escola com seu filho;
· Não devem ser elaborados numa mesma sequência para todas as crianças;
· Não devem comparar atitudes evidenciadas;
· Não devem reproduzir fichas de comportamento;
· Não devem ser estáticos, revelando o que a criança é ou deixa de ser.
Perguntas possíveis para um olhar avaliativo:
· De onde a criança partiu?
· Quais foram suas conquistas? Contextualização?
· Que caminhos percorreu para fazer estas descobertas?
· Quais suas perguntas, dúvidas, comentários?
· Como reagiu diante dos conflitos emocionais ou cognitivos?
· Qual o papel do professor nesses diferentes momentos?
· Como as crianças se referem ao seus próprios avanços e ao trabalho que desenvolvem?
· Como os pais se referem ao desenvolvimento da criança e ao trabalho da escola?
Nenhum comentário:
Postar um comentário