DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - CONTEÚDO E PROCESSO
A documentação pedagógica é um instrumento vital para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática e tem um papel importante na construção dos significados dos educadores sobre sua ação docente e tomar decisões sobre o que está acontecendo. Ela se constitui em conteúdos (material) e processo (uso reflexivo deste material).
TIPOS DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
· Auto-avaliação;
· Relatórios narrativos de acompanhamento das crianças e relatórios narrativos de estudos realizados - imagens, desenhos e textos;
· Diário de Campo;
· Diário de Aula;
· Anedotários;
· Livro da Vida ou da Memória do grupo;
· Planilhas;
· Entrevistas;
· Debates ou conversas;
· Releitura coletiva do trabalho;
· Coleta de amostras do trabalho;
· Fotografias;
· Diários de aprendizagem;
· Gravações (vídeo e som);
· Análise individual ou em grupo dos diferentes registros;
· Depoimentos de pais;
· Extratos de diferentes registros;
· Comentários dos colegas.
A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA...
... auxilia na construção de significados coletivos;
... torna o trabalho pedagógico visível e tema para debate democrático;
... pretende entender o que está acontecendo no trabalho pedagógico e o que a criança é capaz de fazer sem qualquer estrutura pré determinada de expectativas e normas;
... precisa ser co-construída com o grupo de alunos;
... cria um espaço de interlocução com as famílias sobre a criança, seu desenvolvimento e suas aprendizagens;
... sempre nos diz algo sobre como construímos a criança e nós mesmos como pedagogos, por isso ela estará aberta a discussão e a mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário