sábado, 15 de outubro de 2011

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - CONTEÚDO E PROCESSO

A documentação pedagógica é um instrumento vital para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática e tem um papel importante na construção dos significados dos educadores sobre sua ação docente e tomar decisões sobre o que está acontecendo. Ela se constitui em conteúdos (material) e processo (uso reflexivo deste material).

TIPOS DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

· Auto-avaliação;

· Relatórios narrativos de acompanhamento das crianças e relatórios narrativos de estudos realizados - imagens, desenhos e textos;

· Diário de Campo;

· Diário de Aula;

· Anedotários;

· Livro da Vida ou da Memória do grupo;

· Planilhas;

· Entrevistas;

· Debates ou conversas;

· Releitura coletiva do trabalho;

· Coleta de amostras do trabalho;

· Fotografias;

· Diários de aprendizagem;

· Gravações (vídeo e som);

· Análise individual ou em grupo dos diferentes registros;

· Depoimentos de pais;

· Extratos de diferentes registros;

· Comentários dos colegas.


A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA...

... auxilia na construção de significados coletivos;
... torna o trabalho pedagógico visível e tema para debate democrático;
... pretende entender o que está acontecendo no trabalho pedagógico e o que a criança é capaz de fazer sem qualquer estrutura pré determinada de expectativas e normas;
... precisa ser co-construída com o grupo de alunos;
... cria um espaço de interlocução com as famílias sobre a criança, seu desenvolvimento e suas aprendizagens;
... sempre nos diz algo sobre como construímos a criança e nós mesmos como pedagogos, por isso ela estará aberta a discussão e a mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário