“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (Paulo Freire, em “A educação na cidade”)
"...É o adulto na figura do professor, que na instituição infantil ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida das crianças, é ele que organiza sua base estrutural, por meio da oferta de determinados objetos, fantasias, brinquedos ou jogos, da delimitação e arranjos dos espaços e do tempo para brincar... É por meio das brincadeiras que o professor pode observar e avaliar o desenvolvimento das crianças , registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como suas capacidades sociais, e dos recursos afetivos e emocionais que possui."(RCNEI)
"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade." Paulo Freire
“Um trabalho que garanta uma aprendizagem significativa para os alunos não depende de riqueza de material, mas de conteúdo, estratégia e propostas que ofereçam oportunidades de participação”.
"é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos. O modo de agir do professor em sala de aula fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade."(p.115)
Nenhum comentário:
Postar um comentário